segunda-feira, 6 de abril de 2020

Planejamento em rede para oferta emergencial de atividades educativas Complementares para alunos da rede municipal de ensino.




As redes de ensino de todo o Brasil estão enfrentando o imenso desafio de garantir a aprendizagem dos seus estudantes em tempos de isolamento social e fechamento das escolas por conta do Coronavírus (COVID-19).

Diante desse contexto e a partir das colaborações sugeridas pelos docentes da rede municipal de ensino da cidade de Grossos/RN, a Secretaria Municipal de Educação, está disponibilizando para todos os professores da rede, Salas de aulas virtuais, com materiais disponíveis para auxiliá-los no planejamento de atividades para os alunos que se encontram em quarentena.

O objetivo é que, através da mediação dos docentes, os estudantes acessem os materiais disponibilizados por eles e despertem o interesse em participar das ações propostas. Além de ocupar o tempo, estarão dando continuidade ao desenvolvimento das aprendizagens.

A ideia é que os alunos façam atividades já apreendidas na escola, durante sua vida escolar, para que eles desenvolvam a criatividade, mantenham certa disciplina e não percam o ritmo das aulas.

As Salas de aulas virtuais estão divididas por níveis de ensino e todos os professores terão acesso a partir da conta gmail, são elas: Educação Infantil I e II, EF-Anos iniciais e EF-Anos finais. Cada professor fará seu acesso usando gmail, caso não possua crie já sua conta.

Existem inúmeras ferramentas que os professores poderão está utilizando, fica a critério do professor, porém estamos sugerindo algumas mais acessíveis para todos:

Ferramentas
Formas de utilização







INSTAGRAM
FACEBOOK
Esta rede social pode ser utilizada pelo docente como uma ferramenta de aprendizagem, uma vez que a mesma proporciona alguns recursos interessantes e que podem ser usados em suas aulas, são eles: Lives para tirar dúvidas sobre determinados conteúdos, bem como sobre as atividades propostas (estas podem ficar fixadas como DESTAQUES, para que os alunos possam vê-las novamente caso tenham necessidade); Fotos/imagens sobre os conteúdos (nessas o professor faria uma breve explicação sobre seu significado).
OBS: O professor deve baixar o aplicativo em seu celular, para que possam desenvolver as atividades sugeridas. Outro ponto importante, é que cada escola faça uma conta de Instagram por anos de ensino, e dê acesso aos professores.







WHATSAPP
Através desta rede social os professores poderão está mantendo o contato com os alunos, tirando dúvidas por meio de áudios, vídeos ou de forma escrita. Este aplicativo possibilita o envio de materiais em formato de word, PDF, PowerPoint os mais utilizados na escola, neste sentido, os docentes podem está enviando atividades e explicações breves sobre os conteúdos a serem vistos/revisados pelos discentes. O por fim, estes profissionais da educação podem está enviando para os alunos links de sites que acham importantes sobre suas respectivas disciplinas, desenvolvendo assim a autonomia do educando no ato de estudar. 


YOUTUBE
Esta ferramenta pode ser utilizada pelo professor para gravar vídeo aulas, bem como para fazer aulas ao vivo. Neste sentido é importante o docente fazer um canal nesta Plataforma, para que assim possa desenvolver as atividades sugeridas anteriormente.



É através dessas ferramentas de trabalho temporário, que os docentes estarão disponibilizando vídeos curtos, apresentação de exercícios, livros para leituras, contação de histórias, enfim, sugestões que vai além da imaginação do professor ou da professora, despertando nos alunos a vontade de realizar as tarefas. Quanto às devolutivas, os próprios pais registrariam seus filhos na realização das atividades e postariam fotos para seus respectivos professores.

Porém, é importante ressaltar que não conseguimos atingir 100% das nossas crianças e adolescentes, pois muitos deles não possuem celulares e nem acesso á internet, redes sociais e/ou aplicativos. Por esse motivo recomendamos que não seja aplicado nenhum conteúdo novo.

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