As redes de ensino de todo o Brasil estão
enfrentando o imenso desafio de garantir a aprendizagem dos seus estudantes em
tempos de isolamento social e fechamento das escolas por conta do Coronavírus
(COVID-19).
Diante desse contexto e a partir das colaborações
sugeridas pelos docentes da rede municipal de ensino da cidade de Grossos/RN, a
Secretaria Municipal de Educação, está disponibilizando para todos os
professores da rede, Salas de aulas virtuais, com materiais disponíveis para
auxiliá-los no planejamento de atividades para os alunos que se encontram em
quarentena.
O objetivo é que, através da
mediação dos docentes, os estudantes acessem os materiais disponibilizados por
eles e despertem o interesse em participar das ações propostas. Além de ocupar
o tempo, estarão dando continuidade ao desenvolvimento das aprendizagens.
A ideia é
que os alunos façam atividades já apreendidas na escola, durante sua vida
escolar, para que eles desenvolvam a criatividade, mantenham certa disciplina e
não percam o ritmo das aulas.
As Salas de aulas virtuais estão divididas por
níveis de ensino e todos os professores terão acesso a partir da conta gmail,
são elas: Educação Infantil I e II, EF-Anos iniciais e EF-Anos finais. Cada
professor fará seu acesso usando gmail, caso não possua crie já sua conta.
Existem inúmeras ferramentas que os professores
poderão está utilizando, fica a critério do professor, porém estamos sugerindo
algumas mais acessíveis para todos:
Ferramentas
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Formas de
utilização
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INSTAGRAM
FACEBOOK
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Esta
rede social pode ser utilizada pelo docente como uma ferramenta de
aprendizagem, uma vez que a mesma proporciona alguns recursos interessantes e
que podem ser usados em suas aulas, são eles: Lives para tirar dúvidas sobre
determinados conteúdos, bem como sobre as atividades propostas (estas podem
ficar fixadas como DESTAQUES, para que os alunos possam vê-las novamente caso
tenham necessidade); Fotos/imagens sobre os conteúdos (nessas o professor
faria uma breve explicação sobre seu significado).
OBS:
O professor deve baixar o aplicativo em seu celular, para que possam
desenvolver as atividades sugeridas. Outro ponto importante, é que cada
escola faça uma conta de Instagram por anos de ensino, e dê acesso aos
professores.
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WHATSAPP
|
Através
desta rede social os professores poderão está mantendo o contato com os
alunos, tirando dúvidas por meio de áudios, vídeos ou de forma escrita. Este
aplicativo possibilita o envio de materiais em formato de word, PDF,
PowerPoint os mais utilizados na escola, neste sentido, os docentes podem
está enviando atividades e explicações breves sobre os conteúdos a serem
vistos/revisados pelos discentes. O por fim, estes profissionais da educação
podem está enviando para os alunos links de sites que acham importantes sobre
suas respectivas disciplinas, desenvolvendo assim a autonomia do educando no
ato de estudar.
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YOUTUBE
|
Esta
ferramenta pode ser utilizada pelo professor para gravar vídeo aulas, bem
como para fazer aulas ao vivo. Neste sentido é importante o docente fazer um
canal nesta Plataforma, para que assim possa desenvolver as atividades
sugeridas anteriormente.
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É através
dessas ferramentas de trabalho temporário, que os docentes estarão disponibilizando
vídeos curtos, apresentação de exercícios, livros para leituras, contação de
histórias, enfim, sugestões que vai além da imaginação do professor ou da
professora, despertando nos alunos a vontade de realizar as tarefas. Quanto às
devolutivas, os próprios pais registrariam seus filhos na realização das
atividades e postariam fotos para seus respectivos professores.
Porém, é importante ressaltar que não conseguimos
atingir 100% das nossas crianças e adolescentes, pois muitos deles não possuem
celulares e nem acesso á internet, redes sociais e/ou aplicativos. Por esse
motivo recomendamos que não seja aplicado nenhum conteúdo novo.
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