Na
manha do dia 05 de setembro de 2019, das 8h às 13horas, a Secretaria Municipal
de Educação de Grossos, através da articuladora local de Implementação do Documento Curricular do
Estado do Rio Grande do Norte e Atualização dos Projetos Políticos Pedagógicos,
Maria da Conceição Souza (Coordenadora Pedagógica do Município), deu inicio ao
processo de estudos e discussões no município, através dos Coordenadores da
Educação Infantil e Ensino Fundamental, sendo esta uma ação agregada a
Construção do Currículo Municipal paralelo aos estudos das DCRN e da BNCC.
Na ocasião estiveram presentes os Coordenadores
Pedagógicos das Escolas estaduais e municipais do Ensino Fundamental, Gestores
Escolares e demais técnicos da Secretaria de Educação, estando à frente do encontro
formativo Leandro e Leomberg Coordenadores do Ensino Fundamental da SME.
A articuladora, iniciou sua fala desejando as boas
vindas em mais uma formação continuada para toda rede ensino com foco na implementação do
Documento Curricular da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, atrelada à
atualização do Projeto Político e Pedagógico.
Processo
este que inicio quando no ano de 2018 as redes de ensino brasileiras tiveram o
desafio de consolidar um Documento Curricular de referência para as escolas à
luz da Base Nacional Comum Curricular, então o Estado do Rio Grande do Norte,
em regime de colaboração com os 167 Municípios construiu diretrizes
curriculares que norteiam as aprendizagens essenciais dos estudantes que trata
se de uma política pública educacional que busca garantir as aprendizagens e o
desenvolvimento humano integral dos estudantes.
Assim,
você, coordenador pedagógico e gestor escolar, tem papel fundamental na
implementação dessa política, tendo em vista que é o profissional da escola que
faz a mediação entre o currículo escolar e os professores, através da formação
continuada.
Ao
longo desta formação todos participarão de discussões que permitirão refletir
as práticas pedagógicas, junto às pessoas que formam a comunidade escolar, à
luz dos pressupostos e orientações metodológicas constantes nos documentos
orientadores.
O
Projeto Político Pedagógico (PPP) é um documento obrigatório para todas as
escolas. Seu principal objetivo é auxiliar a comunidade escolar a entender e
transformar a própria realidade. Como a Base Nacional Comum Curricular
(BNCC) trouxe uma série de novos paradigmas, é importante cada escola analise seu PPP, no intuito de
verificar se está de acordo com todos os direcionamentos. Escolas que
eventualmente ainda não tenham o seu projeto finalizado, também poderão
aproveitar o momento e elaborá-lo conforme a BNCC e as DCRN.
Um
dos pontos a serem observados no processo de construção ou revisão do PPP é o
que a Lei de Diretrizes e Bases chama de gestão democrática. Leva este nome,
pois envolvem, além dos professores, coordenadores e outros colaboradores da
escola, a participação de órgãos colegiados deliberativos como a Associação de
Pais e Mestres, o conselho de classe, os grêmios e centros estudantis e
representantes de outros grupos de interesse. Também entram os movimentos
sociais e demais organizações da sociedade civil, cujos propósitos estejam
conectados aos da escola. A importância desta conexão é perceptível quando se
pensa, por exemplo, nas parcerias externas que, muitas vezes, as escolas
precisam firmar.
Nos
PPP´s, também são imprescindíveis os dados cadastrais mais comuns como nome,
endereço, telefone, CNPJ etc.. Mas, também devem estar presentes a história da
escola, data de sua fundação, quem são seus fundadores e/ou patronos. Tudo isso
contribui também para que o PPP aproxime a escola da comunidade e tenham uma
identidade própria.
Deve-se,
ainda, descrever a estrutura organizacional, o espaço físico da escola e o
perfil dos alunos, informando também dados pedagógicos, sociais e contexto
familiar.
No
PPP é preciso que haja espaço para as descrições teóricas, em que sejam
estabelecidos o método de ensino e o conteúdo abordado em cada etapa do ensino.
A apresentação da proposta curricular da escola deve ser feita neste momento. É
a inserção dessas informações vai permitir caracterizar a escola do presente,
delineando seus desafios.
Concluída
esta fase, o próximo passo é falar daquilo em que a escola acredita e aonde ela
quer chegar. Como se imagina no futuro? De que forma os desafios expostos serão
tratados? E por fim, ele precisa apresentar um plano de ação, esclarecendo como
os resultados serão mensurados e quem serão os responsáveis para as possíveis
soluções.
A
formação será composta por 100horas na modalidade semipresencial, onde os
participantes receberam certificados, sendo as horas divididas em atividades
presenciais, vivencias e online, através do moodle acadêmico do Instituto de
Educação Superior Presidente Kennedy/IFESP.
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