segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Documento Curricular e Formação Continuada do RN


Na manha do dia 05 de setembro de 2019, das 8h às 13horas, a Secretaria Municipal de Educação de Grossos, através da articuladora local de Implementação do Documento Curricular do Estado do Rio Grande do Norte e Atualização dos Projetos Políticos Pedagógicos, Maria da Conceição Souza (Coordenadora Pedagógica do Município), deu inicio ao processo de estudos e discussões no município, através dos Coordenadores da Educação Infantil e Ensino Fundamental, sendo esta uma ação agregada a Construção do Currículo Municipal paralelo aos estudos das DCRN e da BNCC.

Na ocasião estiveram presentes os Coordenadores Pedagógicos das Escolas estaduais e municipais do Ensino Fundamental, Gestores Escolares e demais técnicos da Secretaria de Educação, estando à frente do encontro formativo Leandro e Leomberg Coordenadores do Ensino Fundamental da SME.

A articuladora, iniciou sua fala desejando as boas vindas em mais uma formação continuada para toda rede ensino com foco na implementação do Documento Curricular da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, atrelada à atualização do Projeto Político e Pedagógico.

Processo este que inicio quando no ano de 2018 as redes de ensino brasileiras tiveram o desafio de consolidar um Documento Curricular de referência para as escolas à luz da Base Nacional Comum Curricular, então o Estado do Rio Grande do Norte, em regime de colaboração com os 167 Municípios construiu diretrizes curriculares que norteiam as aprendizagens essenciais dos estudantes que trata se de uma política pública educacional que busca garantir as aprendizagens e o desenvolvimento humano integral dos estudantes.
Assim, você, coordenador pedagógico e gestor escolar, tem papel fundamental na implementação dessa política, tendo em vista que é o profissional da escola que faz a mediação entre o currículo escolar e os professores, através da formação continuada.

Ao longo desta formação todos participarão de discussões que permitirão refletir as práticas pedagógicas, junto às pessoas que formam a comunidade escolar, à luz dos pressupostos e orientações metodológicas constantes nos documentos orientadores.

O Projeto Político Pedagógico (PPP) é um documento obrigatório para todas as escolas. Seu principal objetivo é auxiliar a comunidade escolar a entender e transformar a própria realidade. Como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) trouxe uma série de novos paradigmas, é importante cada escola analise seu PPP, no intuito de verificar se está de acordo com todos os direcionamentos. Escolas que eventualmente ainda não tenham o seu projeto finalizado, também poderão aproveitar o momento e elaborá-lo conforme a BNCC e as DCRN.

Um dos pontos a serem observados no processo de construção ou revisão do PPP é o que a Lei de Diretrizes e Bases chama de gestão democrática. Leva este nome, pois envolvem, além dos professores, coordenadores e outros colaboradores da escola, a participação de órgãos colegiados deliberativos como a Associação de Pais e Mestres, o conselho de classe, os grêmios e centros estudantis e representantes de outros grupos de interesse. Também entram os movimentos sociais e demais organizações da sociedade civil, cujos propósitos estejam conectados aos da escola. A importância desta conexão é perceptível quando se pensa, por exemplo, nas parcerias externas que, muitas vezes, as escolas precisam firmar.

Nos PPP´s, também são imprescindíveis os dados cadastrais mais comuns como nome, endereço, telefone, CNPJ etc.. Mas, também devem estar presentes a história da escola, data de sua fundação, quem são seus fundadores e/ou patronos. Tudo isso contribui também para que o PPP aproxime a escola da comunidade e tenham uma identidade própria.

Deve-se, ainda, descrever a estrutura organizacional, o espaço físico da escola e o perfil dos alunos, informando também dados pedagógicos, sociais e contexto familiar.

No PPP é preciso que haja espaço para as descrições teóricas, em que sejam estabelecidos o método de ensino e o conteúdo abordado em cada etapa do ensino. A apresentação da proposta curricular da escola deve ser feita neste momento. É a inserção dessas informações vai permitir caracterizar a escola do presente, delineando seus desafios.

Concluída esta fase, o próximo passo é falar daquilo em que a escola acredita e aonde ela quer chegar. Como se imagina no futuro? De que forma os desafios expostos serão tratados? E por fim, ele precisa apresentar um plano de ação, esclarecendo como os resultados serão mensurados e quem serão os responsáveis para as possíveis soluções.

A formação será composta por 100horas na modalidade semipresencial, onde os participantes receberam certificados, sendo as horas divididas em atividades presenciais, vivencias e online, através do moodle acadêmico do Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy/IFESP.



 


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