O 1º
encontro aconteceu em meados de abril de 2019, com a apresentação do Projeto de
formação continuada de Professores do 1º ao 5º ano, através do qual serão desenvolvidas
atividades presenciais e vivenciais, a temática inicial faz referencia a
importância do planejamento pedagógico com foco nas deficiências dos estudantes
e com isso pensamos num instrumento capaz de mensurar informações precisas e
especificas a cada criança, que são os mapa de registro da aprendizagem.
O
Planejamento como uma importante ferramenta para o aperfeiçoamento do trabalho
pedagógico e o monitoramento da aprendizagem dos alunos através do mapa de
registro da aprendizagem. (Foco nos registros), traz uma importante referencia
no acompanhamento e monitoramento da aprendizagem dos estudantes, tendo em
vista que seu maior objetivo é atacar as dificuldades visíveis nos alunos que
apresentam a deficiência. Os objetivos do encontro formativo estavam pautados
em:
Reconhecer o planejamento
Pedagógico como importante ferramenta para o aperfeiçoamento do trabalho
docente.
Criar espaços de
aprendizagem coletiva, incentivando a prática de encontros para estudar e
garantir oportunidades para o diálogo, a troca de experiências e o
aprofundamento de teorias, favorecendo a consolidação dos conhecimentos e a
integração do grupo.
Reconhecer a importância
dos instrumentos de registro da aprendizagem dos alunos como forma de repensar
sua prática pedagógica e propor melhorias no processo de ensino aprendizado;
(mapas de registros de aprendizagem, diários
de classe, caderno de registro, etc.).
Os
mapas são instrumentos de registros da aprendizagem dos alunos, tomando como
referencia as habilidades e competências consideradas para o ano em que esta
cursando, sendo esses instrumentos específicos a cada ano de ensino, nas áreas
de língua portuguesa e matemática.
Portanto
temos 03 tipos de mapas, 01 específico para as turmas dos 1º e 2º anos, temos
01 para os 3 º anos e outro para as
turmas dos 4º e 5ºanos, ambas as referenciais de avaliação provem de habilidades
e competências, retiradas da BNCC, das diretrizes curriculares nacionais, como
também dos descritores que norteiam a aplicação das avaliações externas no
território brasileiro.
Para ter acesso ao
material com exclusividade basta realizar o download clicando abaixo.MAPA DE REGISTRO DE DESEMPENHO E EVOLUÇÃO DO ESTUDANTE DO 1º AO 5º ANO
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