segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Formação Continuada de Professores do 1º ao 5º ano com ênfase nos instrumentos de monitoramento e evolução do desempenho do estudante.


O 1º encontro aconteceu em meados de abril de 2019, com a apresentação do Projeto de formação continuada de Professores do 1º ao 5º ano, através do qual serão desenvolvidas atividades presenciais e vivenciais, a temática inicial faz referencia a importância do planejamento pedagógico com foco nas deficiências dos estudantes e com isso pensamos num instrumento capaz de mensurar informações precisas e especificas a cada criança, que são os mapa de registro da aprendizagem.
O Planejamento como uma importante ferramenta para o aperfeiçoamento do trabalho pedagógico e o monitoramento da aprendizagem dos alunos através do mapa de registro da aprendizagem. (Foco nos registros), traz uma importante referencia no acompanhamento e monitoramento da aprendizagem dos estudantes, tendo em vista que seu maior objetivo é atacar as dificuldades visíveis nos alunos que apresentam a deficiência. Os objetivos do encontro formativo estavam pautados em:
 Reconhecer o planejamento Pedagógico como importante ferramenta para o aperfeiçoamento do trabalho docente.
 Criar espaços de aprendizagem coletiva, incentivando a prática de encontros para estudar e garantir oportunidades para o diálogo, a troca de experiências e o aprofundamento de teorias, favorecendo a consolidação dos conhecimentos e a integração do grupo.
 Reconhecer a importância dos instrumentos de registro da aprendizagem dos alunos como forma de repensar sua prática pedagógica e propor melhorias no processo de ensino aprendizado; (mapas de registros de aprendizagem, diários de classe, caderno de registro, etc.).
Os mapas são instrumentos de registros da aprendizagem dos alunos, tomando como referencia as habilidades e competências consideradas para o ano em que esta cursando, sendo esses instrumentos específicos a cada ano de ensino, nas áreas de língua portuguesa e matemática.
Portanto temos 03 tipos de mapas, 01 específico para as turmas dos 1º e 2º anos, temos 01 para os  3 º anos e outro para as turmas dos 4º e 5ºanos, ambas as referenciais de avaliação provem de habilidades e competências, retiradas da BNCC, das diretrizes curriculares nacionais, como também dos descritores que norteiam a aplicação das avaliações externas no território brasileiro.
Para ter acesso ao material com exclusividade basta realizar o download clicando abaixo.

MAPA DE REGISTRO DE DESEMPENHO E EVOLUÇÃO DO ESTUDANTE DO 1º AO 5º ANO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PLANEJANDO AÇÕES PARA OS ALUNOS SEM ACESSO AS ATIVIDADES NÃO PRESENCIAIS

    A Coordenação Pedagógica da Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus e  Secretaria Municipal de Educação, promoveu nesta qu...