segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Tudo sobre o Sistema de Avaliação da Educação Básica/ 2019


O Saeb, Sistema de Avaliação da Educação Básica, de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), formado por um conjunto de avaliações externas em larga escala, realizadas periodicamente a cada 2 anos, por meio da aplicação de instrumentos padronizados (testes cognitivos e questionários) para etapas específicas da educação básica. 

A avaliação será aplicada entre os dias 14 e 25 de outubro de 2019, nas escolas públicas de todas as unidades da federação. A avaliação externa em larga escala, realizada pelo Inep desde 1990, deverá ter público recorde na edição de 2019. Os resultados permitirão compreender melhor a realidade das escolas e das redes municipais e estaduais de educação. Ao medir o aprendizado dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática.

O resultado dessas avaliações é usado para calcular o IDEB, que também considera os dados de fluxo escolar fornecidos pelo Censo Escolar e consiste, portanto, em um indicador da qualidade do ensino oferecido nas escolas de todo o país.
Todas as escolas que participarem da aplicação censitária do Saeb e que cumprirem os critérios determinados terão seu Ideb calculado. O índice é divulgado a cada dois anos.
Por meio desse indicador, as escolas podem formular (ou reformular) seu Projeto Político Pedagógico (PPP), visando à "melhoria da qualidade, equidade e eficiência do ensino".
Na edição de 2019, foram extintas as nomenclaturas ANA, Aneb e Anresc e todas as avaliações externas passaram a ser identificadas como SAEB. Esse novo SAEB inclui, pela primeira vez, a avaliação das instituições que oferecem Educação Infantil, em caráter de estudo piloto, e a avaliação dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental, através de amostragem das escolas contempladas, além de manter a avaliação dos estudantes do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª e 4ª séries do Ensino Médio. Outra novidade é a aplicação de testes de Ciências da Natureza e Ciências Humanas aos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, naquelas contempladas. No caso do SAEB 2019, são excluídas as seguintes populações:
·           Escolas com menos de 10 estudantes matriculados nas etapas avaliadas;
·              Turmas multisseriadas;
·              Turmas de correção de fluxo;
·              Turmas de Educação de Jovens e Adultos;
·        Turmas de Ensino Médio Normal/ Magistério; Classes, escolas ou serviços especializados de Educação Especial não integrante do ensino regular;
·         Escolas indígenas em que o ensino não é ministrado em Língua Portuguesa como primeira língua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PLANEJANDO AÇÕES PARA OS ALUNOS SEM ACESSO AS ATIVIDADES NÃO PRESENCIAIS

    A Coordenação Pedagógica da Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus e  Secretaria Municipal de Educação, promoveu nesta qu...